Stade Français - Comemorativa


Graças à extravagância de Max Guazzini, presidente do clube de rugby de Paris, o Stade français, a rainha da França está estampada na terceira camisa do time ao estilo Andy Warhol.

A irreverente camisa foi lançada na Adidas Store do Champs Elysée, no dia 1 de outubro de 2008. Se trata de uma mistura de pop art e de tecido imitando um jeans.Ela sucede o clássico uniforme azul com as flores de lis e o emblema da cidade de Paris, e o também debochado rosa, utilizados nas temporadas anteriores.

O novo uniforme reluz dentro de campo, destacando-se dos belos uniformes tradicionais.Por que a escolha de uma rainha regente do século 13? Eis a pergunta de todos os admiradores do rugby. “Queríamos um rosto feminino. A rainha Branca de Castela foi muito importante, pois foi mãe de São Luis, rei da França. Além disso, foram os alunos do liceu São Luis que fundaram o Stade français”, respondeu Max Guazzini.

Na última temporada, o clube parisiense vendeu 95.000 camisas, 17.000 na Grã Bretanha. So fashionable!

No entanto, há outra explicação para a escolha de Branca de Castela.

Depois da morte de seu marido Luis VIII, em 1226, teve inicio a sua regência e posteriormente a assinatura do tratado de Meaux-Paris em 1229, pondo um fim ao conflito albigense (cruzada contra os cátaros) entre o reino da França e o condado de Toulouse.

A partir de então, as terras occitanas foram anexadas ao Reino da França.

É importante observar que o maior rival do Stade français é o Stade toulousain da cidade occitana, Toulouse.

Na França, os principais times de Rugby encontram-se no sudoeste do país, e muitos em terras occitanas, como por exemplo, Castres e Brive, grandes rivais de Paris.

Fonte: Le Monde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário